sábado, 29 de dezembro de 2012

Coca-Cola pode ter identificado homem errado como criador do refrigerante por ser mais bonito que o real

    O rosto másculo adornado por barba e cabelos espessos é a imagem utilizada há anos pela Coca-Cola para mostrar o farmacêutico John Stith Pemberton, que no século 19 criou a fórmula do refrigerante mais famoso do mundo. Uma fotografia vendida em um leilão nos Estados Unidos no mês passado, no entanto, coloca essa imagem em cheque.


Segudo reportagem do Wall Street Journal, o antiquário que vendeu a imagem afirma que a Coca-Cola está usando a foto de um outro membro da família de Pemberton mais atraente para impulsionar suas vendas. Trata-se de John Clifford Pemberton, um general pouco popular em sua época.
O verdadeiro fundador do refrigerante seria, na verdade, um homem muito mais simples e menos atraente (veja imagem publicada na reportagem do Wall Street Journal abaixo). A fotografia vendida no leilão e apresentada como sendo a única verdadeira do criador da fórmula da Coca-Cola, mostra um homem calvo, franzino e apenas com bigode.
 
O comprador da imagem polêmica no leilão, Delwin Philbrick, pagou US$ 17,8 milhões (cerca de R$ 36 milhões) pela fotografia de 1888. Ele é dono de outras 40 peças históricas da Coca-Cola. "Você pode ter certeza que o valor de qualquer coisa sobre a  Coca Cola aumenta", diz.
Foto apresentada no Wall Street Journal como sendo a do verdadeiro inventor da Coca-Cola (Foto: Reprodução)

Diante da polêmica, o arquivista da Coca-Cola, Phil Mooney, desmentiu o antiquário e afirmou que a foto da empresa mostra o verdadeiro inventor e que a imagem foi cedida pela própria familia de Pemberton. David Sherman, o único descendente de Pemberton vivo, está ao lado da empresa e diz que a foto vem de um jazigo da família.


A reportagem do Wall Street Journal, no entanto, questiona o posicionamento da empresa e afirma que a Coca-Cola pode ter dificuldade de contar a própria história, já que um dos antigos donos da marca, Asa Candler, queimou os arquivos da empresa em 1910 durante uma disputa judicial. Por causa disso, no museu da empresa, em Atlanta, nos Estados Unidos, existem milhares de artigos da cultura pop, mas apenas duas imagens creditadas ao fundador. Uma delas é o retrato usado nas campanhas publicitárias e, a outra, mostra Doc Pemberton sem a barba e ao lado da esposa e do filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário