terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bancários de Pernambuco voltam ao trabalho nesta terça-feira

Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (17), os bancários de Pernambuco decidiram voltar ao trabalho a partir desta terça-feira (18). Os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no Estado também resolveram retornar aos postos de trabalho apesar das negociações continuarem em todo o País, inclusive em Pernambuco.

   A paralisação nacional dos bancários já durava 21 dias. Em Pernambuco, a maioria dos funcionários aceitou a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 9% (1,5% de aumento real mais a inflação de 7,4% no período).

A Fenaban propôs, além do aumento salarial, reajuste do piso da categoria, de R$ 1.250 para R$ 1.400 e até 2,2 salários por ano como participação nos lucros das instituições onde trabalham. De acordo com a Contraf, o ponto dos trabalhadores não será cortado. Os funcionários vão compensar os dias parados com extensão da jornada semanal em até duas horas extras por dia, até o dia 15 de dezembro.

Por causa da paralisação dos bancários, cerca de 70% das 543 agências bancárias em Pernambuco estiveram fechadas. A assembleia foi realizada na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, no centro do Recife, e contou com a participação de 495 dos 12 mil bancários do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário