terça-feira, 3 de abril de 2012

Operação Páscoa descobre irregularidades em balanças e no peso de chocolates

Do NE10
 
    Quando a Semana Santa se aproxima, os comerciantes de pescados e chocolates já sabem que serão fiscalizados com mais frequência. Nesta terça-feira (3), chegou ao fim a Operação Páscoa, do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), com saldo de duas balanças e uma marca de bombons de chocolate reprovadas.

Nesta manhã, foi realizada uma blitz no Mercado de São José, Centro do Recife, para conferir as balanças que irão pesar os peixes comprados por muitos recifenses no feriado. Foram encontradas duas irregularidades.
Uma balança foi apreendida por marcar 100 gramas a mais que a realidade. A correção da outra cabe ao proprietário, que, na verdade, está perdendo parte dos seus lucros. Sua balança registra 100 gramas a menos. O comerciante tem 10 dias para a regularização.

A ação também visitou estabelecimentos no Grande Recife desde o último dia 15 recolhendo produtos para conferir se o peso indicado no rótulo corresponde à realidade. Uma marca de bombons de chocolate do tipo trufa foi notificada.
Na embalagem, eram indicados 27 gramas, mas foram registrados apenas 23 gramas nas balanças do Ipem; o consumidor perde 4 gramas. Agora, o fabricante tem 10 dias para apresentar a sua defesa ao departamento jurídico do instituto. Ele ainda poderá sofrer uma punição, que pode variar desde uma advertência até a aplicação de uma multa entre R$ 100 e R$ 1,5 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário