quarta-feira, 7 de maio de 2014

Garanhuns recebe Mostra de Cinema no Parque Euclides Dourado


       Conhecida nacionalmente por ser uma das cidades mais charmosas de Pernambuco e palco de um dos maiores festivais de arte da América Latina, Garanhuns vai se transformar, agora, em um grande cinema. Isso por que entre os dias 16 e 18 de maio, a Mostra Garanhuns vai movimentar a cidade com uma programação especial e gratuita. O Evento contará com oficinas de criação de produtos para cinema, além de projeções de curtas e longas-metragens, exposição fotográfica e apresentações artísticas – entre elas, desfile de bonecos gigantes representando craques brasileiros, acompanhados de uma orquestra de frevo.

Esta é a primeira edição do festival, que em 2014 tem como tema Cinema e Futebol, promovendo um diálogo entre o esporte e a sétima arte. Criado não só para exibição de filmes, o evento é também um fomento à produção audiovisual e estímulo à criatividade dos moradores do Agreste do Estado.

"Garanhuns é uma cidade fortemente ligada à cultura. No calendário festivo local, há o Festival de Inverno e o Garanhuns Jazz, que têm destaque nacional e internacionalmente. Mas faltava na cidade um evento voltado ao cinema e ações que estimulassem a produção audiovisual na região, valorizando o intercâmbio cultural e a cultura popular tão presente no local", explica o criador da Mostra, Rodrigo Cruz. A programação do evento é dividida em duas etapas: atividades de formação em cinema e exibição de filmes e apresentações culturais.

OFICINAS – Duas oficinas na área de audiovisual vão proporcionar aos moradores de Garanhuns e cidades vizinhas e também a outras pessoas interessadas um contato com roteirização, execução e finalização de filmes. De 29 de abril a 7 de maio, serão oferecidas aulas de animação em stop motion. Os 20 participantes da oficina, com a ajuda de dois orientadores, trabalharão juntos durante os sete dias na produção de quatro filmes de animação com curta duração. A ideia é que todos participem da produção de um filme utilizando a técnica de animação desde o conceito até a exibição do filme na tela do festival Mostra Garanhuns.

Nas aulas, os alunos terão contato com todas as etapas de criação de um filme: a introdução, o argumento técnico de pesquisa e roteiro, a criação de personagens, montagem de sets de filmagem, iluminação, fotografia, uso e criação de ferramentas de animação, edição, montagem, trilha sonora e finalização.

A segunda oficina acontece de 12 a 15 de maio. Além de participarem das aulas de stop motion, dez pessoas receberão treinamento para se familiarizarem com o uso e a manutenção de equipamentos de ilha de produção de stop motion – materiais que serão doados pela Mostra a Garanhuns. O festival vai entregar à cidade uma câmera DSLR, um tripé, um computador e dois refletores. A prefeitura indicará as dez pessoas que ficarão responsáveis pelo uso.

MOSTRA DE CINEMA – A segunda etapa da Mostra Garanhuns é a de exibição de filmes no Parque Euclides Dourado, no centro de Garanhuns. Nas sessões, que acontecem de 16 a 18 de maio, a população assistirá a produções nacionais – entre animação, documentário e ficção –, numa tela enorme, com 12 metros de comprimento e seis de altura. As projeções contarão com sistema de imagem em alta definição e áudio digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário