quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Veja como não sair prejudicado com a greve dos bancários e dos Correios


   Apesar da greve dos bancários, deflagrada na última terca-feira (27), as casas lotéricas ainda não sofrem tanto com a superlotação dos clientes. O mais provável para tal fato seja o não recebimento das faturas para pagamentos, devido a greve dos funcionários dos Correios, iniciada no ultimo dia 14. Com as manifestações dos trabalhadores dos mais necessários serviços à população.

Os consumidores devem ficar atentos às datas de vencimentos das eventuais faturas que espera receber e entrar em contato com as empresas antes dessa data para solicitar outros locais e formas de efetuar o pagamento. O alerta do Procon-PE é para que não haja, posteriormente, "dor de cabeça" com possíveis encargos, assim como evitar que o nome seja enviado aos serviços de proteção ao crédito.

É obrigação das empresas disponibilizar outras formas de pagamento como código de barras, internet, débito em contasede da empresa ou casas lotéricas - lembrando que esta não realiza pagamento por código de barras. No caso do fornecedor não oferecer outros meios para o cidadão efetuar o pagamento das contas, o consumidor deverá documentar esta tentativa de quitar o débito, podendo registrar uma reclamação contra a empresa no Procon.

É válido ressaltar que a emissão de boleto não pode ser cobrada, de acordo com norma do Banco Central (Resolução 3.693/09). A cobrança de boletos é considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor, uma vez que as despesas relacionadas à produção da fatura não podem ser repassadas para os consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário