sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vacinação contra a gripe termina nesta sexta

Do NE10
Idosos, gestantes e crianças até dois anos de idade têm até esta sexta-feira (1º) para receber a dose da vacina contra a gripe. A campanha contra a Influenza já vacinou, até o momento, 980.556 pernambucanos, o que corresponde a 71,12% do público alvo. O objetivo do Ministério da Sáude é vacinar, pelo menos, 80% do público total de 1,37 milhão de pessoas no Estado.  Em 2011, Pernambuco conseguiu vacinar 90% do público prioritário.

No Brasil, 20,8 milhões de pessoas foram vacinadas (69,24%) até o momento. Todos foram imunizados contra três vírus da influenza (dois sazonais – gripe comum – e o da pandêmica H1N1).

CUIDADOS
- De acordo com o Ministério da Saúde, não há problemas de administrar a vacina contra a influenza com outras vacinas ou medicamentos. Contudo, há algumas recomendações: após a imunização, a pessoa deve passar 48 horas sem doar sangue; evitar a dose em caso de doenças febris. A vacina é contra-indicada a quem tem alergia a ovo e seus derivados ou quem apresentou reações anafiláticas graves a doses anteriores.

Para as crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, é importante saber que a vacinação acontece em duas etapas: após 30 dias de tomada a 1º dose, é preciso fazer a segunda aplicação. Se a criança já tomou a vacina no ano passado, o indicado é apenas uma dose neste ano.

NÚMEROS
-  A organização Mundial de Saúde estima que 1,2 bilhão de pessoas no mundo correm o risco de ter complicações provocadas pela gripe. A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente. No Brasil, em 2011, foram confirmados 21 óbitos por influenza, uma redução de 81% em relação a 2010 (113 óbitos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário