sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Curto-circuito pode ter causado o apagão no Nordeste, diz ONS

Do NE10
   
   O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, declarou na manhã desta sexta-feira (27) que o apagão que atingiu o Nordeste no final da noite desta quinta e madrugada de hoje pode ter sido causado por um incêndio num dos equipamentos do sistema. A causa, porém, só será identificada com clareza após ser feita a análise da ocorrência. Para isso, uma reunião deve acontecer por volta das 10h desta sexta convocada pelo Comitê de Monitoramento de Setor Elétrico, e, até o final do dia ou na próoxima segunda-feira (29), deve ser possível achar o motivo. ,

O incêndio, segundo o diretor do ONS, foi numa chave seccionadora de um capacitor série do circuito dois da linha de transmissão de 500KV entre as subestações de Colinas, no Tocantins, e de Imperatriz, no Pará. Segundo explicou, elas ligam o sistema Norte-Nordeste ao sistema Sul-Sudeste.
O diretor afirmou em entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo, que há necessidade de modernização no sistema nacional mas a parte que falhou na noite da quinta-feira (25) é do circuito colocado recentemente na interligação Norte-Sul. "Não foi por idade, nem por manutenção, nada disso. As coisas estão todas em dia e é um equipamento relativamente novo", afirmou Chipp.

De acordo com ele, oito ciruitos de 500KW foram desligados isolando a ligação entre os sistemas do Norte e do Sul. Hermes Chipp garantiu que o ONS está tomando as medidas para minimizar esses episódios de apagão. "A gente faz todos os esforços para evitar mas dizer que não vai ter é impossível porque equipamento falha", declarou o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário