quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Garanhuns promove Ação em combate a Hanseníase


   Com o tema: “O Dia da Mancha de Pele”, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, realiza uma Ação de Mobilização e Sensibilização da Descoberta da Hanseníase, na próxima quinta-feira, dia 10 de fevereiro, no Espaço Colunata, de 9 as 16 horas.

Durante a ação, estarão presentes Médicos Dermatologistas, Clínicos, Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde que promoverão avaliações visando a detecção da doença. Na oportunidade haverá distribuição de panfletos e a apresentação teatral com o tema: “Hanseníase tem cura”, além da animação de uma Charanga.

A Ação visa promover a avaliação de pele e nervos, objetivando sensibilizar pessoas quanto a atenção para a descoberta da doença. “A Hanseníase é uma doença de pele que ataca também os nervos, porém detectada precocemente, tem cura. O importante é olharmos para as nossas manchas e procurarmos o serviço de saúde mais próximo”, alertou a Coordenadora de Educação em Saúde, Suely Lima.

HANSENÍASE - Os sintomas da doença são manchas na pele que não coçam e apresentam alteração de sensibilidade, dormência e/ou formigamento nas mãos ou nos pés - inclusive na área das manchas, ausência ou diminuição de suor na área da pele atingida, perda de pelos no local das manchas, nódulos ou caroços na pele. Segundo Suely Lima, as pessoas com Hanseníase, em tratamento, não oferecem risco de contágio a outros, o que garante um convívio social normal, isento de preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário