terça-feira, 10 de julho de 2012

Caminhões de cultura levam arte para 18 bairros de Garanhuns


         Assum Preto e Asa Branca, além de nomes de pássaro e música (respectivamente), são também os nomes que batizam os palcos itinerantes do projeto Um Caminhão de Cultura, visando à descentralização das ações do 22º Festival de Inverno de Garanhuns. Ambos os caminhões são uma das referências do FIG a Luiz Gonzaga, o homenageado oficial do evento em 2012.

Mais do que uma salva ao Rei do Baião, os dois caminhões são uma forma de levar cultura para toda a cidade. Duplicando a experiência positiva do ano passado, que teve apenas um caminhão, nesta edição os caminhões percorrem 15 bairros e três distritos de Garanhuns, levando música e artes cênicas com foco no público local.

As programações circulam a partir de sexta-feira (13/7) e vão até o último sábado (21/7) do festival. O caminhão Asa Branca percorre os bairros Dom Hélder Câmara, Dom Thiago Postman , Heliópolis, São José, Magano, Santo Antônio, Boa Vista, Aloísio Pinto e Francisco Figueira, com espetáculos de artes cênicas a partir das 10h30, e de música a partir das 17h30.

Já o caminhão Assum Preto roda pelos distritos de São Pedro, Miracica e Iratama e os bairros Severino Moraes Filho, Cohab I, José Maria Dourado, Novo Heliópolis, Vale do Mundaú e Seaga, com atrações musicais que começam a partir das 17h.

“Esta ação representa bem a democratização do festival. Vamos levar arte e cultura para toda a cidade de Garanhuns”, afirma Beto Rezende, diretor executivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco. Segundo ele, a iniciativa atinge principalmente o público local, composto por famílias garanhuenses, muitas das quais não frequentam os palcos principais.

Entre as principais atrações do Assum Preto, estão os músicos Belo Xis, Ramos Silva, Marcelo Santana, e as bandas Sangue de Barro e Matalanamão. Já o Asa Branca leva nomes como Alex Mono, Anchieta Dali, Território Nordestino, que se apresentam nos finais de tarde. Pela manhã, os espetáculos No jogo da dança, da Cia. de Dança Dharuê Malungo, e As levianinhas, da Cia. Animé, levam programação cênica para o público infanto-juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário