quarta-feira, 11 de julho de 2012

Justiça Eleitoral atrasa a publicação da lista de candidatos

        Dez dias depois do fim do prazo de registro de candidaturas dos partidos e coligações, boa parte dos municípios brasileiros ainda não tem a lista oficial de candidatos publicada no DivulgaCand 2012, portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criado para esse fim. O prazo final para divulgação desses dados, fixado pelo próprio TSE no calendário eleitoral deste ano, era o domingo (8), mas até a última atualização do sistema, às 14h desta terça (10), informações importantes, como o número de registros para a câmara do Recife, ainda não tinham sido divulgadas.

Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), ainda não há previsão para a publicação completa dos dados que fixam o cenário político oficial dos 5.561 municípios brasileiros. A razão apontada pela assessoria do TRE-PE é a complexidade logística da operação, além da necessidade de liberação do juiz eleitoral para que os dados sejam enviados e publicados no portal do TSE.

A publicação dos dados no sistema depende de uma conjunção de esforços dos órgãos eleitorais em diversas instâncias. Cada município delega uma zona eleitoral para registro de candidaturas dos políticos domiciliados no local. Registradas os pedidos de candidaturas pelos partidos e coligações, a Justiça Eleitoral faz uma análise dos dados para que seja avaliada a situação de elegibilidade. Concluído esse processo, cabe ao juiz eleitoral da zona liberar os registros e homologar os candidatos aptos para o pleito.

ÚLTIMA CHANCE - Nesta terça (10), às 19h, termina o prazo para que candidatos, escolhidos em convenções, não registrados por seus partidos e coligações enviem os pedidos de candidatura às zonas eleitorais dos municípios. Este é o último prazo para admissão de políticos no processo eleitoral deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário