terça-feira, 3 de julho de 2012

Conheça todos os polos do festival de inverno de Garanhuns 2012

Polos

   A programação do Festival de Inverno de Garanhuns é realizada em 12 polos, que ocupam diferentes espaços da cidade. A grade inclui ainda ações descentralizadas, em bairros, distritos e comunidades periféricas do município. É nestes locais onde uma programação extensa de música, literatura, dança, teatro, circo, cinema, artesanato, cultura popular e outras linguagens acontece. Projetos especiais também compõem a maratona cultural do FIG 2012, que envolve ainda ações de formação cultural (oficinas, palestras, encontros, debates etc.), em diversos locais.

Palco Guadalajara

Palco de maior público do festival, o Guadalajara recebe as atrações de grande porte do evento, incluindo nomes locais, nacionais e internacionais. Alternando a programação de cada noite, os artistas fazem shows diários de diferentes estilos musicais. É o local da abertura oficial do FIG. Endereço: Esplanada Guadalajara, Santo Antônio.

Polo Euclides Dourado

Um dos mais movimentadosdo FIG, que abriga, no Parque Euclides Dourado, o maior número de espaços (nove, no total), com diversas ações o dia inteiro e uma praça de alimentação. Desta vez, o parque recebe novidades, como o Ambiente Criativo, o Espaço Lua Gonzaga e o Pernambuco na Copa, em novo projeto cenográfico, incluindo uma preocupação com a sinalização. Endereço: Avenida Júlio Brasileiro, s/nº, Heliópolis.
Espaço Lua Gonzaga – Abriga a exposição “Lua Gonzaga”, em homenagem ao centenário do Rei do Baião. Instrumentos musicais, breve biografia, consulta ao acervo digital, filmes, livros, discos e fotografias compõem a mostra. Uma cabine temática do projeto Pernambuco na Memória: Conte Aqui a sua História! e aulas-espetáculos com Mestre Camarão sobre Gonzagão movimentam o local.
Palco Pop – Recebe shows de bandas e artistas da música contemporânea produzida em Pernambuco e fora do estado. No local, o som vai de rock a derivados, como o manguebeat, o funk, o rap e outros. A programação acontece de sexta (13/7) ao sábado da semana seguinte (21/7) do FIG.
Palco Forró – Destinado aos gêneros da matriz do forró, utiliza a mesma estrutura do Palco Pop, com shows que começam por volta da 0h. Também acontece durante nove dias, da primeira sexta-feira até o encerramento do FIG.
Espaço da Dança e do Teatro para Infância e Juventude – Oferece programação de artes cênicas, com espetáculos de dança e peças voltadas ao público infanto-juvenil. São duas apresentações por dia, de grupos de Pernambuco e outros estados. A partir do dia 13/7, às 16h30.
Espaço do Mamulengo – Conta com apresentações de teatro de mamulengo para crianças de todas as idades, além de atividades recreativas. O Euclides Dourado também abriga um parque de diversões.
Casa do Cordel – Espaço dedicado à literatura popular, com bate-papos, recitais, exposições, exibições de filme, lançamentos, contações de história e outras atividades. Programação no local tem início no dia 12/7 e vai até o final do festival, em diferentes horários.
Ambiente Criativo – Espaço inédito do festival que reúne atividades de economia criativa, com foco no empreendedorismo. O ambiente recebe articulações institucionais entre parceiros, um cyber café para troca de ideias, um salão das iniciativas inovadoras e a comercialização de produtos criativos.
Espaço do Artesanato – Centro de exposição e comercialização do artesanato pernambucano no FIG. O Caminhão do Programa de Artesanato de Pernambuco (Pape) também compõe a ação de artesanato no polo, funcionando dentro do parque, próximo ao Espaço do Artesanato.
Espaço Institucional – Onde o público pode conhecer um pouco da política pública de cultura do Governo do Estado, através de ações da Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), realizadoras do FIG ao lado da Prefeitura de Garanhuns. Projetos apoiados pelo Funcultura são expostos no local.
Sustentabilidade no FIG – Parceiro do evento em 2012, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) monta um espaço no parque com ações educativas de sustentabilidade. Oficinas, espetáculos de teatro sobre reciclagem e recreação para crianças estão na programação.
Pernambuco na Copa – Espaço da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa), onde o público pode conhecer a maquete da Cidade da Copa, atualmente em fase de construção em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Informações sobre a sede também são disponibilizadas.

Praça da Palavra

Um dos espaços inéditos do FIG 2012, que transforma a Praça Souto Filho em polo literário, com um miniauditório para 50 lugares e um café. Durante os dez dias, a Praça da Palavra recebe recitais, debates, lançamentos de livros, oficinas, contações de histórias, feira de compra e troca, e outras ações. Endereço: Praça Souto Filho, Heliópolis.

Circo

A popular lona de circo, antes montada no Parque Euclides Dourado, agora ocupa o Hotel Tavares Correia. Este ano, são duas apresentações por dia, de Pernambuco e outros estados, como Paraíba, São Paulo e Distrito Federal. Endereço: Hotel Tavares Correia – Avenida Rui Barbosa, 126, Heliópolis (entrada pela Rua Ernesto Dourado).

Palco Cultura Popular

Reúne a riqueza da cultura popular nordestina. Coco, boi, reisado, São Gonçalo, maracatu de baque solto e virado, afoxé, pastoril, ciranda, frevo, cavalo marinho e caboclinho estão entre as manifestações presentes na programação do polo, a partir do horário da manhã. Endereço: Avenida Santo Antônio, Largo do Colunata, Santo Antônio (Centro).

Palco Instrumental

Um dos palcos mais charmosos do FIG, está localizado no Parque Ruber Van der Linden, conhecido em Garanhuns como Pau Pombo. Abriga grupos e artistas instrumentais, com apresentações que vão da música regional ao jazz, com início a partir das 18h. Endereço: Parque Ruben Van Der Linden/Pau Pombo – Rua Manoel Clemente, s/nº, Santo Antônio.

Teatro Luiz Souto Dourado

Concentra a programação teatro adulto do festival, com espetáculos de grupos pernambucanos e de outros estados. As peças são encenadas a partir das 19h. Entrada gratuita. Endereço: Praça Dom Moura, s/nº, Santo Antônio, Centro.

Cine Eldorado

Abriga a 9ª Mostra de Cinema do FIG, com programação elaborada pela Coordenação de Audiovisual da Secult/PE em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco. São três sessões diárias, com entradas gratuitas. Endereço: Polo Heliópolis – Rua Euclides Dourado, 375, Heliópolis.

Casa Galeria Galpão

Espaço destinado a atividades de artes visuais e fotografia. Funciona como uma grande galeria no FIG, com exposições, intervenções e residência artística de vários participantes. Aberta das 14h às 21h.Endereço a confirmar.

Polo Alto do Magano

Novo polo do FIG no Alto do Magano, onde está localizado o Cristo da cidade. A programação é diversificada e contempla públicos de diferentes idades até as 17h. A grade do polo é voltada à comunidade local e prestigia artistas de Garanhuns.Endereço: Colina Magano, Bairro do Magano.

Polo Castainho

Polo de uma das comunidades quilombolas mais emblemáticas de Pernambuco, onde acontecem oficinas, mostras, rodas de debate e apresentações. É o espaço do Encontro de Troca de Saberes Crioulos, com povos de diferentes regiões do estado. Também recebe o Permacultura, que realiza ações de formação, incluindo a criação de um centro cultural para a comunidade, através da bioconstrução. Endereço: zona rural de Garanhuns, a 5km do bairro Santo Antônio.

Espaço Cultura no Ponto

Espaço dos Pontos de Cultura de Pernambuco. Reúne uma programação de shows, apresentações de cultura popular, debates, palestras e oficinas. Os conceitos de sustentabilidade, empreendedorismo e acessibilidade perpassam as atividades no local.Endereço: Aesga (faculdade) – Av. Caruaru, 508, Heliópolis.

Projetos especiais

Um Caminhão de Cultura

Projeto de palco itinerante com programação de música e artes cênicas circulando por diferentes bairros de Garanhuns. Este ano são dois caminhões: o Assum Preto e o Asa Branca, cada um com sua grade de apresentações. O projeto é realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe.

Cultura Livre nas Feiras

Leva apresentações de cultura para feiras livres da cidade. O projeto é realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe em todo o estado, desde o início de 2012.

FIG apresenta 8º Virtuosi na Serra

Programação de música erudita na Igreja Matriz de Santo Antônio com curadoria do projeto do maestro Rafael Garcia. Na Avenida Santo Antônio, 33, Santo Antônio.

CPM no FIG

Programação de música erudita na Igreja Matriz de Santo Antônio pensada pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Na Avenida Santo Antônio, 33, Santo Antônio.

FIG apresenta: Boião Rock Jazz Fest

Festival alternativo de bandas da região no Bar do Boião. Na Rua Orlando Wanderley 100, Santo Antônio.

Flabelos Cantantes

Cortejo de 12 blocos líricos tradicionais de Pernambuco, com concentração dia 21/7, às 16h, em frente à Praça Souto Filho. O percurso passa por várias ruas de Garanhuns e tem desfecho no Palco Cultura Popular.


Fonte : http://www.fig2012.com/polos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário