sábado, 4 de fevereiro de 2012

Parabéns Garanhuns pelos 133 anos !!!!!!



  Garanhuns surgiu simultaneamente às guerrilhas dos escravos quilombolas - as tropas que combatiam os escravos fugidos se instalaram em 1671 na Sesmaria dos Burgos N.S. do Desterro. A sede da capitania era a Fazenda do Garcia, e posteriormente o Sítio Tapera, adquirido pelo tenente-coronel Manoel Ferreira de Azevedo, marido de Simoa Gomes de Azevedo, neta de Domingos Jorge Velho.

Em 1878, o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré, visitou a então Vila de Garanhuns, interessando-se pela potencialidade da mesma. Ao retornar a Recife propôs um projeto de lei que elevasse Garanhuns de Vila a Cidade. A Lei, de número 1309, foi sancionada a 4 de fevereiro de 1879. A cidade destacou-se na agropecuária e no comércio, acelerados pela instalação da Estação Ferroviária a 28 de setembro de 1887 (hoje a Estação é um Centro Cultural) ligando a cidade a Recife, passando por diversas cidades e vilas do Agreste e da Zona da Mata.

Um comentário:

  1. Belo texto , reserve 5 minutos de seu progama na rádio e crie um quadro "conhecendo minha terra natal",ou "garanhuns e sua história".Eduardo tu éis a voz do povo e gostaria muito que o povo de garanhuns conhecese sua história.A história nos recorda,nos renova,nossa vida é História.
    Para viver melhor o presente e poder melhor planejar o futuro,nada melhor do que conhecer o nosso passado.

    att. HELENO CARLOS (SETEMBRINO E ESTUDANTE DE HISTÓRIA)

    ResponderExcluir