quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Política - Políticos querem Carnaval com data fixa no Calendário e em Março



    Projeto em discussão na Câmara inclui o Carnaval entre os feriados nacionais (PL 1503/11) e prevê que a data será comemorada sempre na primeira terça-feira de março. Mesmo ocorrendo todos os anos, a maior festa popular brasileira não está oficialmente no calendário nacional.

Hoje, o Carnaval é um feriado móvel, que ocorre 40 dias antes da Páscoa, por definição da Igreja Católica.

O projeto que fixa o feriado de Carnaval na primeira terça-feira de março é de autoria do deputado Stepan Nercessian, do PPS do Rio de Janeiro. Segundo o parlamentar, a medida beneficiaria o turismo no país, principalmente de estrangeiros, bem como a organização dos eventos.

"Para toda programação do Carnaval, principalmente nos três grandes centros de carnaval, que é a Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, está na hora de se fixar uma data para que as pessoas possam se programar melhor; as escolas; as pessoas envolvidas; os profissionais de Carnaval tenham mais tempo entre Natal e Réveillon e a preparação da escola. Esse projeto é fruto do desejo das pessoas ligadas ao carnaval, principalmente."

Edmar Bull, vice-presidente da Abav - a Associação Brasileira de Agências de Viagem, concorda que a medida vai beneficiar o turismo ao estender a alta temporada por mais alguns dias.

"Nós teremos dezembro, janeiro e parte de fevereiro, férias, e março seria mais um feriado. Para o turismo, melhoraria bastante porque nós vamos ter mais um feriado."

A Abav estima que 6 milhões de viagens serão realizadas por turistas brasileiros e estrangeiros nos quatro dias de Carnaval. Isso pode representar uma movimentação financeira de R$ 5,5 bilhões.

O projeto que fixa o feriado do Carnaval na primeira terça-feira de março está na Comissão de Educação e Cultura, onde já recebeu parecer favorável da relatora, deputada Rosane Ferreira, do PV do Paraná. Depois de votado, segue para a Comissão de Constituição e Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário