quarta-feira, 2 de junho de 2010

Alto índice de infestação da Dengue no Município alerta população quanto à prevenção


A Secretaria de Saúde de Garanhuns, divulgou no final do último mês de maio, o resultado do último Levantamento de Índice Rápido (LIRA) do Município. O LIRA, que mede o índice de proliferação dos focos do Aedes Aegypti, indicou que o índice de infestação voltou a crescer no Município, subindo o percentual para 6%. Este ano já foram realizados três LIRAs, de acordo com o que é proposto pelo Ministério da Saúde. Em janeiro o índice de infestação foi de 7.9 percentuais, já em março o indicador diminuiu para 5.1%.


Para evitar a proliferação ainda maior do mosquito Aeds Aegypti, e reduzir esse índice, a Prefeitura de Garanhuns vem intensificando as ações de combate. Nos últimos meses, o Governo Municipal convocou novos agentes de endemias, aprovados no último concurso público, para intensificar as visitas domiciliares; e iniciou o Controle Vetorial Focal (do mosquito in loco), para isso os agentes de endemias dispõem de um equipamento de pulverização, utilizado nas costas, no intuito de entrar nas residências e fazer a pulverização no local.

Outra ação desenvolvida pela equipe de Educação em Saúde de Garanhuns também merece destaque. É o Projeto Troque Lixo por Livro desenvolvido nos bairros onde a infestação predial do mosquito da Dengue tem sido elevada. A proposta é juntar, nesses locais, a maior quantidade de lixo descartável que pode vir a acumular água e trocar esse lixo por um livro.

Mobilizações de alerta contra a Dengue, com atividades que contam com a participação dos alunos de escolas públicas e privadas e moradores dos bairros, também estão sendo realizadas com a distribuição de cartazes, panfletagem, ações pedagógicas, caminhadas e arrecadação de livros para o Projeto Troque Lixo por Livro.

“Evitar a proliferação do mosquito é nosso maior objetivo. Neste primeiro semestre já foram visitados 39 mil imóveis, dos 46 mil existentes no Município. Hoje, aproximadamente 230 casos da doença estão notificados, 25 casos foram confirmados”, alerta o coordenador do Programa de Combate à Dengue de Garanhuns, Roberto Silva.

De acordo com o Coordenador, o grande número de casas fechadas e a recusa de moradores em receber os Agentes de Endemias têm contribuído para o aumento da doença na Cidade. “O nosso apelo é para que a população receba bem os agentes de endemias, abram suas portas, observem as orientações dadas por esses profissionais, armazenem a água de forma adequada no dia a dia, procurando manter seus recipientes fechados, lavem bem estes recipientes, antes da visita dos agentes, e após a aplicação do larvicida, passem ao menos uma semana para lavar novamente os recipientes. Essas são medidas básicas, que previnem a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, destaca o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Roberto Silva.

Os bairros que apresentam maior índice de infestação do mosquito em Garanhuns são: Boa Vista, Heliópolis, Magano, Francisco Figueira (Cohab 2), Indiano, Aloízio Pinto, Vila do Quartel, Manoel Chéu e São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário