quinta-feira, 5 de maio de 2011

Alfaces consumidas em Pernambuco possuem boa qualidade, diz estudo

   A alface, folha tão apreciada durante as refeições, tem uma alta capacidade para acumular nitrato – uma substância que, quando ingerida em altas concentrações, pode produzir compostos cancerígenos no organismo. Bom saber que, em Pernambuco, essas folhas não excedem os limites máximos de referência recomendados de nitrato.
É o que mostra uma pesquisa realizada pela nutricionista Viviane Lansky Xavier, aluna da primeira turma do programa de pós-graduação em saúde humana e meio ambiente do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A descoberta é relevante porque o nitrato é considerado um importante indicador de qualidade dos alimentos. Segundo a pesquisadora, a alface é uma das hortaliças mais produzidas, comercializadas e consumidas no Brasil e possui grande habilidade em acumular nitrato.
De acordo com o estudo, independentemente da região de origem ou do sistema de cultivo, as hortaliças apresentaram teor de nitrato inferior ao limite europeu estabelecido para alface, o que indica boa qualidade das hortaliças para consumo.
“Nossos resultados apresentaram que as alfaces produzidas em Pernambuco apresentam boa qualidade no que se refere ao nitrato”, diz Viviane Lansky Xavier, com experiência na área de ciência e tecnologia de alimentos. Ela acrescenta, contudo, que é importante o consumidor ser informado sobre as diferenças existentes em cada sistema de cultivo, pois há ampla possibilidade de escolha nos pontos de venda das grandes cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário