segunda-feira, 2 de maio de 2011

Obama confirma morte de Osama bin Laden, líder da al-Qaeda


  O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA.
De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista durante a semana passada.
Neste domingo (1º), um pequeno grupo de soldados americanos conseguiu matá-lo em uma casa de dois andares em Abbotabad, próximo a Islamabad, capital do Paquistão.
Houve troca de tiros, mas, segundo Obama, nenhum militar americano ficou ferido na operação e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido.
Quatro helicópteros teriam sido usados na operação. A casa ficou em chamas após o atentado.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na madrugada desta segunda (2) (horário de Brasília) a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, quase dez anos depois dos atentados de 11 de Setembro, liderados por ele.
A imprensa americana começou a veicular a morte do homem mais procurado do mundo no final da noite deste domingo (1º). A confirmação oficial veio momentos depois, na voz do presidente.
- Hoje, sob minhas ordens, os Estados Unidos lançaram uma operação contra aquele complexo, em Abbottabad, no Paquistão. Um pequeno grupo de americanos coordenou a operação com extrema habilidade e capacidade. Nenhum americano ficou ferido, eles [militares] tomaram cuidado para não haver vítimas civis. Depois de um tiroteio, eles mataram Osama bin Laden tomaram a custódia de seu corpo.
Em um discurso emotivo, e dirigido ao povo americano e transmitido ao vivo para o mundo inteiro,Obama relembrou o drama das famílias de pessoas mortas durante os atentados de 11 de setembro de 2001.
- Há quase 10 anos, sofremos o pior ataque de nossa história. Um dia que nunca sairá de nossa memória. Hoje, para as famílias que perderam alguém na guerra ao terror, podemos dizer que a justiça foi feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário