quinta-feira, 5 de maio de 2011

Higienize as mãos, mande embora as bactérias e evite doenças



   Vamos aproveitar que hoje é o Dia Mundial de Higienização das Mãos (5/5) para sensibilizar a população em geral e os profissionais de saúde sobre a importância de incluirmos esse hábito na nossa rotina. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), serve para lembrar que essa prática ainda é a uma das principais formas de prevenção contra a disseminação de micro-organismos.
Num dia como o de hoje, é oportuno comunicar que infelizmente 69% das crianças carregam coliformes fecais (bactérias) nas mãos, embora 84% das mães assegurem que lavam as mãos dos filhos com sabonete após eles usarem o banheiro.
Esses resultados vêm de uma pesquisa conduzida pela Ibope Inteligência e encomendada pela Lifebuoy – marca do segmento de sabonetes antibacterianos. O maior problema é que os coliformes fecais podem causar diarreias, cólicas intestinais e vômitos. Esse tipo de bactéria foi encontrada com frequência na garotada porque a lavagem das mãos não é feita de maneira adequada.
A análise para elaboração da pesquisa foi realizada em junho, na cidade de São Paulo e no Recife, com uma amostra de 298 crianças entre 4 e 12 anos, abordadas sempre com a presença e autorização das mães em saídas de escolas, áreas residenciais e comerciais como shoppings e restaurante, metrô, pontos de ônibus e parques.
A maioria das crianças (62%) afirmou ter lavado as mãos pela última vez há mais de uma hora antes do teste, sendo que 40% higienizaram as mãos antes de sair de casa e 32% antes de comer.
“Transportamos em nossas mãos milhões de micróbios. A maioria é inofensiva. Outras bactérias, no entanto, podem causar doenças como o resfriado, a gripe, a diarreia, a hepatite e alguns tipos de meningite”, esclarece o especialista em saúde pública Robert Aunger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário