domingo, 21 de março de 2010

Secretaria de Saúde de Pernambuco inicia segunda etapa da vacinação contra gripe A

   Pernambuco participa da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe A (H1N1), a partir desta segunda-feira (22), com 2.197 postos de saúde. Nesta fase, serão imunizadas gestantes, crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos e portadores de doenças crônicas. A abertura da campanha será feita pelas secretarias de Saúde do Estado e de Olinda, às 8h, no Posto de Saúde da Família de Peixinhos, em Olinda.

Essa é uma das etapas mais importantes da vacinação, quando serão imunizados os grupos de risco que mais tiveram complicações durante a primeira onda da doença. Além das gestantes e de pessoas com doenças crônicas, só serão vacinadas as crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos. Crianças que já completaram dois anos não serão imunizadas. Além disso, elas formam o único grupo que vai receber duas doses da vacina, pois não apresentaram uma resposta tão boa à dosagem. Elas precisam voltar a ser vacinadas depois de trinta dias.

Entre os portadores de doenças crônicas, é preciso esclarecer que os idosos que se encaixam nessa categoria não serão imunizados neste momento, já que esse público faz parte de um grupo à parte, que será vacinado no período de 27 de abril a 4 de maio, momento em que acontece a vacinação da gripe sazonal.

A expectativa é que até o dia 2 de abril, mais de 2,4 milhões de pessoas sejam imunizadas contra o vírus.


Veja o que são considerada doenças crônicas:

» Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);

»Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);

» Asmáticos (formas graves);

» Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;

» Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);

» Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para Aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);

» Diabetes mellitus;

» Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);

» Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);

» Doença hematológica (hemoglobinopatias);

» Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);

» Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;

» Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

CRONOGRAMA - Dividida em cinco etapas, a campanha de vacinação continuará com a terceira etapa, que será realizada de 5 a 23 de abril, momento em que serão vacinados homens e mulheres com idades entre 20 e 29 anos. Idosos com mais de 60 anos que possuem algum tipo de doença crônica serão imunizados na 4ª fase, que acontecerá entre 24 de abril e 7 de maio. Encerrando a vacinação, homens e mulheres com idades entre 30 e 39 anos serão vacinados durante o período de 10 a 21 de maio.

BALANÇO - Em 2010, Pernambuco registrou apenas um caso confirmado da doença. Até o momento, dez outros casos estão sendo investigados. Não há registros de óbito. No ano de 2009, o Estado registrou 154 casos confirmados e 738 casos suspeitos da Influenza A (H1N1). No total, foram registrados seis óbitos, sendo cinco residentes de Pernambucano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário