sexta-feira, 1 de julho de 2011

Tomadas antigas proibidas no País


   A partir desta sexta-feira (1º), só poderão ser comercializados no País eletroeletrônicos que tenham o plugue de três ou dois pinos redondos, seguindo o novo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, aprovado em 2000 sob certificação do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). Antes da padronização, o consumidor convivia com mais de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas, tanto de produtos nacionais quanto importados. Os lojistas que forem flagrados comercializando produtos segundo os padrões antigos poderão ser multados em até R$ 1,5 milhão.

Além disso, os pinos só podem ter duas espessuras, 4 ou 4,8 milímetros de diâmetro, conforme o aparelho opere com até 10 ampère ou entre 10 e 20 ampère, respectivamente.

Os plugues de três pinos devem ser utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento. É que a terceira parte faz o papel do fio terra e tem como função evitar o choque elétrico caso os aparelhos estejam em curto-circuito. É importante observar que os plugues de dois pinos considerados dentro da norma são apenas aqueles que possuem a parte plástica hexagonal (seis lados).

Desde 2006, todas as novas construções de moradia só recebem o certificado de Habite-se se estiverem dentro do novo padrão. O Inmetro admite que, em cerca de 20% dos casos, o usuário poderá ter dificuldades de conexão entre os plugues e tomadas padronizados e os antigos. Nestes casos, há duas opções: ou troca-se a tomada ou compra-se um adaptador. De um modo geral, o mercado já está adequado às novas regras. Fiscalizações feitas pelo Inmetro, em todo o País, mostram que cerca de 3% dos produtos ainda estão fora do padrão, abaixo do percentual máximo tolerado internacionalmente (5%).

A reportagem do JC realizou uma ronda ontem e verificou que a maioria das marcas de eletroeletrônicos já popularizou os modelos exigidos, sendo mais frequente a tomada de dois pinos. Algumas pessoas, no entanto, se queixaram. A enfermeira Bernadete Guimarães, por exemplo, disse que não consegue encontrar um adaptador para conectar um ar-condicionado às tomadas de sua casa, já adaptadas para três pinos. O mesmo aconteceu com a máquina de lavar, que precisei tirar o plugue antigo e colocar um novo. Todas as tomada de sua residência já foram trocadas para receber os plugues de três pinos.

Já o fotógrafo Sérgio Torres alegou que estava com dificuldade de achar um adaptador para o laptop para poder ligar o aparelho a uma tomada de dois pinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário