terça-feira, 12 de abril de 2011

SAÚDE - Garanhuns ganha CAPS para atender dependentes químicos


   A Prefeitura de Garanhuns implantará, com recursos do Ministério da Saúde, mais uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), desta feita do tipo AD. Trata-se de um serviço de atenção psicossocial para o atendimento de usuários de álcool e outras drogas, com transtornos decorrentes do uso e dependência química.

O CAPS AD é destinado a realizar trabalhos de reintegração dos indivíduos à sociedade. As atividades serão realizadas por uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, arte educador, educador físico, entre outros profissionais, que prestarão atendimentos específicos com atividades individuais e em grupo, além da promoção de oficinas terapêuticas, tratamento clínico, e orientações pedagógicas preventivas para a comunidade, bem como acompanhando o usuário e seus familiares, na sede do CAPS e através de visitas domiciliares.

De acordo com o coordenador de Saúde Mental do Município, Charles Oliveira, os Centros de Atenção Psicossocial não trabalham com regime de internamento. “As atividades acontecem durante o dia e os usuários voltam para as suas casas no final da tarde. Eles podem freqüentar o CAPS uma, duas, ou até cinco vezes por semana, tudo depende da avaliação e do tratamento apropriado”, informa o Coordenador.

O CAPS AD está apto a receber usuários a partir dos 16 anos de idade, por demanda espontânea ou através de encaminhamentos. O trabalho é desenvolvido em parceria com os Postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que também realizam a identificação dos casos e os encaminhamentos. Cerca de 200 pessoas poderão ser atendidas inicialmente no novo CAPS.

“A chegada do CAPS AD é muito importante para Garanhuns, já que a demanda de usuários de drogas em Garanhuns é crescente, principalmente usuários de crack. O novo Centro é uma possibilidade de atender essa demanda através do Serviço Público”, registra Charles Oliveira.

A expectativa é que o CAPS AD seja inaugurado no segundo semestre de 2011.


CAPS TIPO 2 - Garanhuns possui desde 2007, um Centro de Atenção Psicossocial, CAPS Tipo 2, que atende pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais, sofrimentos psíquicos e sem condições de convívio social. Esse CAPS, realiza ainda o atendimento inicial a uma demanda de usuários de droga, que posteriormente é encaminhada ao ambulatório do Centro de Especialidades Dr. Luiz Lessa. Com a implantação do CAPS AD os dependentes químicos serão acolhidos num serviço especializado em saúde mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário