sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Veja o que é permitido e proibido na reta final das eleições

Reta final das eleições, os cidadãos devem ficar atentos ao que ainda é permitido e o que é vedado aos políticos no que diz respeito à propaganda eleitoral:

Comícios, reuniões públicas ou qualquer evento com utilização de aparelhagem de sonorização fixa só foram permitidos até esta quinta-feira (30).

Nesta sexta (1), termina o prazo para a veiculação de propaganda paga nos veículos impressos, bem como a reprodução da mesma em veículos online.

Outras atividades como a distribuição de material gráfico, a promoção de caminhada, carreata, passeata e a utilização de carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos são permitidas até as 22h deste sábado (2).

Neste domingo de eleições (3), será proibida qualquer espécie de propaganda de partidos políticos e candidatos. Os eleitores, individualmente, poderão usar bandeiras, broches, dísticos e adesivo, mas não será permita a aglomeração de várias pessoas com adereços do mesmo candidato.
TELEFONE - A divulgação de messagens eleitorais por telefone é proíbida, seja por mensagens gravadas ou SMS. De acordo com a juíza da propaganda do Recife, Ana Cláudia Brandão, a proibição ocorre porque o eleitor não tem a opção de descadastrar sua linha.
Apesar da proibição, tem muita gente recebendo 'ligações eleitorais' nestes últimos dias de campanha. A doutoranda Patrícia Muniz atendeu ao telefone esta semana e se deparou com uma gravação na qual uma voz se identificava como Raul Henry, candidato a deputado federal pelo PMDB. "Eu desliguei logo que percebi que era uma gravação, porque não estava interessada em ouvir as propostas dele", disse.
Nesta sexta, algo parecido aconteceu com a jornalista Mariana Banja. Ela atendeu a um telefonema na linha do órgão público para o qual trabalha e foi surpreendida por uma gravação do candidato a deputado estadual Joaquim Neto (PSDB). Ela também desligou rapidamente, pela falta de interesse e por achar que era algo irregular. "O que mais me impressionou é que a ligação foi para um órgão público", falou.
"A partir das denúncias que estamos recebendo, poderão ser aplicadas multas de até R$ 8 mil para os infratores", disse a juíza Ana Cláudia.
Quem quiser denunciar qualquer tipo de irregularidade pode utilizar o e-mail da Comissão de Propaganda do TRE (propaganda@tre-pe.gov.br) ou telefonar para o número (81) 4009-9362.

Nenhum comentário:

Postar um comentário