segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Inep confirma reaplicação de provas do caderno amarelo

   O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Joaquim José Soares Neto, afirmou em entrevista à Globo News, nesta segunda-feira (8), que o órgão fará novas provas para os alunos que receberam o caderno amarelo com páginas erradas e não tiveram as provas trocadas por um caderno sem erros durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último sábado (06). O Inep estuda duas datas para a aplicação do novo exame: 27 e 28 de novembro ou 4 e 5 de dezembro.

As datas gerariam problemas em Pernambuco, já que o dia 28 de novembro coincide com o vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) e no dia 5 de dezembro será realizado o primeiro dia de provas da segunda fase da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

De acordo com o presidente do Inep, foram confeccionadas cerca de 21 mil provas do caderno amarelo e, aproximadamente, dois mil testes saíram da gráfica com problemas. A gráfica enviou um documento ao MEC assumindo o erro e informando que irá arcar com os custos da aplicação do novo exame.

O Inep entrará em contato com os alunos que fizeram as provas com erros. As informações serão obtidas através das atas de cada de sala. A partir desta quarta-feira (10), os alunos que se sentiram lesados com a troca dos gabaritos ocorrido no sábado (06) ou com a prova amarela poderão entrar com um requerimento no site do Inep.

Ainda segundo Soares Neto, foram verificadas as chapas de impressão das provas, mas a impressão era de responsabilidade apenas da gráfica.

O presidente do Inep garantiu, ainda, que as provas que serão reaplicadas terão o mesmo nível de dificuldade que as provas já aplicadas. "Trabalhamos com um método chamado Teoria de Responsabilidade do Item, que proporciona a garantia de compatibilidade nas notas", explicou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário