domingo, 7 de novembro de 2010

Vazamento do tema da redação é notícia nos principais sites do País

   O vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por um repórter do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) - e publicado em primeira mão pelo JC Online - foi destaque nos principais sites e portais de todo o País. No UOL, parceiro do JC Online, a notícia foi a principal manchete do portal e, com 1h20 de publicação, atingiu 50 mil acessos.

O site da Revista Veja também cita o "furo" (termo jornalístico usado para denominar uma informação dada em primeira mão). A Veja complementa a matéria informando que alguns estudantes conseguiram acessar o Twitter pelo celular durante a prova.

 No site de O Globo, a manchete da página eletrônica no ar foi "Enem: tema da redação é vazado após repórter furar segurança". No Estadão.com.br, site do Estado de São Paulo, "Repórter de Recife vazou tema da redação antes do fim do sigilo", anunciava o texto.



SEGURANÇA - Para o Ministério da Educação, o fato de um repórter ter conseguido informar qual era o tema da redação de dentro de um local de prova não configura falha na segurança do Enem. Segundo assessoria da pasta, o repórter "não usou o aparelho dentro da sala de aula" nem "recebeu a redação ou informações sobre a prova" por meio do aparelho.

O repórter do SJCC entrou na sala de aula com um celular ligado no bolso, foi até o banheiro e passou o torpedo para a redação. O profissional também quebrou outra proibição e levou um lápis de madeira para fazer a prova. "Consegui fazer a prova inteira sem ser advertido, inclusive o rascunho da redação. Era um lápis de madeira comum, e não uma lapiseira que parecesse com uma caneta", explicou. Ele entrou, ainda, com relógio na sala, mas foi orientado pelo fiscal para guardá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário