sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SAÚDE - Projeto Diagnóstico Precoce promove mais uma etapa em Garanhuns‏

A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Saúde, promoveu nos dias 8,9 e 10 de novembro, no auditório da AESGA, o 2º módulo do Projeto Diagnóstico Precoce, numa iniciativa do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – GAC, por intermédio do Hospital Osvaldo Cruz, em parceria com o instituto Ronald Mc Donald.

O Projeto Diagnóstico Precoce tem como objetivo capacitar os profissionais das unidades de saúde da família para diagnosticarem precocemente os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil.

Participaram da iniciativa, cerca de 300 profissionais do Município, que atuam nas diversas áreas da saúde, como: agentes comunitários; odontólogos, médicos, enfermeiros, dentre outros. Nesta etapa, foi abordado o tema: sinais e sintomas. “A importância do trabalho vivenciado neste módulo é a suspeita da doença, realizando posteriormente a conexão com a Instituição que vai acolher a criança e encaminhá-la ao GAC, a qual realiza o diagnóstico precoce. Caso a suspeita seja confirmada, o tratamento é iniciado imediatamente, antes dos sintomas aparecerem. Neste caso, a vantagem e o sucesso para a cura é de 90%”, destaca Sueli Lima, coordenadora de Educação em Saúde do Município.

Já no mês de dezembro, mais precisamente nos dias 6, 7 e 8, o terceiro e último módulo do Projeto será vivenciado, quando abordará: a implantação do fluxograma e as atribuições do Município e do GAC e dos profissionais das categorias. “Durante o nosso treinamento já houve a apresentação de duas crianças suspeitas de estarem com câncer, e que já irão no dia 21 de novembro para o Recife, a fim de realizar todos os exames necessários para o diagnóstico precoce”, finalizou Sueli Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário