sexta-feira, 16 de abril de 2010

Boletim indica aumento da gripe A em gestantes no Estado

Das cinco ocorrências confirmadas da gripe A neste ano em Pernambuco, quatro foram em gestantes. Segundo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde sobre a Influenza A (H1N1), em 2010, foram notificados 37 casos suspeitos de Influenza A no Estado, dos quais 35% em mulheres grávidas. O órgão alerta para a importância da imunização das gestantes, que até o momento estão comparecendo em número abaixo do esperado aos postos de vacinação.

Até o momento, apenas 87.793 foram imunizadas, quando a expectativa da secretaria era vacinar um total de 152.198 gestantes. "Muitas mulheres ainda estão apreensivas com a vacina, mas sem motivo algum, pois ela é extremamente segura. Não tivemos informações de problemas com as pessoas que tomaram a injeção, além de incomodo na área de aplicação”, esclareceu a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização, Ana Catarina Melo.

A imunização para gestantes, crianças com idades de 6 meses a menores de dois anos e portadores de doenças crônicas foi prorrogada até o dia 23 de abril. Em 2009, Pernambuco registrou 157 casos confirmados da Influenza A (H1N1), sendo 8,3% em gestantes. Dos cinco óbitos notificados, dois foram de mulheres grávidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário