quarta-feira, 14 de março de 2012

Professores cruzam os braços por três dias. Mais de um milhão de alunos ficam sem aula


    Em campanha para reivindicar o cumprimento do pagamento da Lei Nacional do Piso do Magistério nos 26 estados do Brasil, professores de todo o País cruzam os braços desta quarta-feira (14) até a sexta-feira (16). A paralisação nacional pede também a ampliação de investimentos para a educação. Em Pernambuco, cerca de 35 mil professores participam do movimento, deixando mais de um milhão de alunos sem aula. Só no Recife, a paralisação dos 5.996 professores da rede municipal vai atingir aproximadamente 103 mil estudantes.

"O nosso movimento engloba várias reivindicações, não só cumprimento do piso. Lutamos para que pelo menos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil seja destinado para a educação. Em relação ao piso, o Governo de Pernambuco afirmou que fará o reajuste neste mês de março e pagará o retroativo referente aos meses janeiro e fevereiro. Mesmo com a palavra do Governo, os professores pernambucanos resolveram aderir ao movimento em solidariedade aos docentes dos outros estados", explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Heleno Araújo. Segundo ele, 17 estados brasileiros ainda não estão cumprindo a lei.

O novo piso reajustado pelo Ministério da Educação em 22% corresponde a R$ 1.451. Até fevereiro, os docentes de Pernambuco recebiam R$ 1.187.

OUTRAS REIVINDICAÇÕES - O movimento cobra ainda a aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE); a valorização do plano de cargos e carreira; e a utilização de 50% do Fundo Social do Pré-sal no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

ATIVIDADES - Para marcar a mobilização, o Sintepe vai realizar diversas atividades em todo o Estado. Nesta quarta-feira (14), a partir das 9h, será realizado um debate sobre o piso salarial, no Teatro da OAB. Já às 14h, o Sindicato promove um ato público com passeata, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Na quinta-feira (15), durante todo dia, o Sintepe promove uma panfletagem no Recife e no interior do Estado. A partir das 15h, será realizado um debate, no auditório do Sindicato (Rua General José Semeão, nº 39, Santo Amaro), sobre “A Educação e as Mulheres”. Já às 19h, no Sindicato dos Bancários, ocorrerá o lançamento do Livro “Latifúndio Midiota”, do Jornalista Leonardo Severo.

No último dia de mobilização, na próxima sexta-feira (16), ocorrerá uma panfletagem com carro de som no Recife, Região Metropolitana e no interior do Estado.

Do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário