segunda-feira, 6 de junho de 2011

No Dia Nacional contra Queimaduras, médico alerta sobre acidentes com fogos

   


   Nesta segunda-feira (6) é o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. Em Pernambuco, onde os festejos juninos são comemorados intensamente, a data é utilizada pelos profissionais de saúde para alertar a população sobre os riscos de queimaduras provocadas por fogueiras e fogos de artifício.

Em 2010, o número de atendimento no Hospital da Restauração a pacientes queimados por fogos e fogueiras no mês de junho cresceu 35% em relação a 2009. "O crescimento foi motivado pelas comemorações relacionadas com a Copa do Mundo. Esperamos que esta ano haja uma redução do número de vítimas. Mas isso não quer dizer que o mês de junho será tranquilo. Infelizmente, durante o período junino, o número de pessoas queimadas é quase 10 vezes maior se comparado aos outros meses do ano", explica o chefe do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital da Restauração (CTQ-HR), Marcos Barretto.
   Segundo o médico, em 2010, foram registrados 136 atendimentos no CTQ-HR, sendo 70 deles só no mês de junho. "Vale ressaltar que esse número engloba apenas os acidentes com fogos e fogueiras, que atingem, geralmente, crianças e homens. Mas no mês de junho também cresce o número de acidentes domésticos relacionados com o preparo das comidas juninas", alerta o médico.

FOGOS E FOGUEIRA - Ao passo que os fogos, especialmente foguetes e rojões, geram lesões mais segmentadas, chegando em casos mais graves a causar amputação de membros ou cegueira, as fogueiras são responsáveis pela maioria das internações prolongadas. “Me assustam mais as fogueiras que os fogos, porque as queimaduras que causam são mais profundas e extensas”, afirma o médico Marcos Barreto.

Até o mês de maio deste ano, o Centro de Tratamento de Queimados do HR registrou 27 casos de queimaduras por brasa, fogos de artifício.


Cuidados importantes:
» Não passar nenhum produto caseiro no local como sal, açúcar, pó de café, pasta de dente, ovo, manteiga, óleo de cozinha, gelo ou qualuqer outro ingrediente;
» Não mexer ou colocar a mão na queimadura;
» Não furar bolhas ou arrancar a pele;
» Não cobrir a queimadura com algodão.
» Não remover roupas que estejam coladas à queimadura;
» As queimaduras devem ser tratadas imediatamente a fim de aliviar a dor e evitar infecção;
» Colocar a área queimada debaixo de água fria corrente ou mergulhá-la em água fria durante pelo menos 10 minutos para esfriar a pele;
» Se a pessoa perder a consciência, vire-a colocando-a na posição lateral;
» Assim que prestar os primeiros-socorros, deve-se levar a vítima ao hospital.


Como evitar queimaduras
» Não apontar fogos de artifício para dentro de janelas ou para ambientes movimentados;
» Não utilizar fogos em lugares fechados como apartamentos ou elevadores;
» As crianças somente devem utilizar fogos acompanhadas de adultos. Dê preferência aos que não precisam ser acesos, a exemplo do traque de massa;
» Não se deve acender fogo com álcool;
» Não deixe as crianças próximas às fogueiras, principalmente quando estiver iniciando o fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário