quarta-feira, 29 de junho de 2011

Programa Universidade para Todos é lançado nesta terça

   O governador Eduardo Campos assinou, na manhã desta terça-feira (28), no Palácio do Campo das Princesas, o Programa Universidade para Todos (Proupe). O projeto de lei, que ainda será votado pelo legislativo, tem como objetivo contemplar estudantes de 13 Autarquias Municipais de Ensino Superior do Estado com bolsas de estudos integrais e parciais de licenciatura e cursos de graduação.

Os benefícios serão definidos semestralmente por decreto do governador e repassados às autarquias por cada aluno bolsista. O estudante não receberá o valor em dinheiro, e sim terá seu curso 100, 50 ou 20% custeado. "Ainda planejamos redirecionar 5% do valor total concedido à autarquia para a capacitação dos professores", informou Eduardo Campos.

Apenas poderão ser beneficiados estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola de rede pública ou em instituções privadas com de bolsa integral. Aluno portador de necessidade especial matriculado na instituição e professor não licenciado da rede pública no exercício da docência também se enquadram no perfil exigido pelo Governo do Estado.

A ideia é oferecer bolsas para todos os curso, mas serão priorizadas licenciaturas em Matemática, Física e Química. Segundo o goverandor, o intuito é criar uma estrutura de educação que possa garantir o desenvolvimento econômico. "Começamos a perceber que a construção da política de educação não pode ser focada apenas nas escolas. Devem existir planos de expansão desde as creches até os cursos de pós-graduação", comentou.

De acordo com o governador, nos quatro anos iniciais de mandato, foram investidos R$ 100 milhões para formar mestres e doutores. "Ainda queremos expandir de 125 mil jovens em escolas de tempo integral para 300 mil alunos até 2014", afirmou. Para a concessão das bolsas, serão observados as notas nos vestibulares, no Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) e no decorrer no curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário